MAWACA

O MAWACA é um grupo que pesquisa e recria a música das mais diversas etnias do globo. É formado por seis cantoras e um grupo instrumental acústico formado por sanfona, flauta, sax soprano, cello, contrabaixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas, derbak, djembés, berimbau, alfaias, vibrafone e vários tipos de frame-drums.


 O repertório do grupo é formado por músicas de tradições díspares como a japonesa e a irlandesa; de países tão distantes entre si como Finlândia e México e regiões diferentes como África Central e Península Ibérica. As cantoras interpretam canções em quinze línguas e recriam sobre esses temas, buscando sempre estabelecer relações com elementos da música brasileira.


 Além de ser referência no cenário da World Music no país, o grupo também tem participado do circuito dos festivais europeus e da América Latina. Em 2003, o grupo foi selecionado para representar o Brasil na WOMEX em Sevilha, seguido de um turnê pela Espanha de norte a sul. Em 2006 foi selecionado para participar do Popkomm.


 A marca do trabalho do Mawaca é a pluralidade cultural. Assim, o grupo busca abrir olhos e ouvidos do público para questões ligadas à tolerância religiosa, assim como às diferenças raciais. Acima de tudo, fazer compreender as diferenças culturais entre os povos seja ele o homem indígena do norte do Brasil, o muçulmano árabe ou o refugiado africano, sem deixar de lado as questões femininas, sempre presentes no universo sonoro do grupo.


Com 15 anos de carreira, o Mawaca produziu cinco álbuns e um DVD e lançou em 2008 o CD ‘Rupestres Sonoros’ - O canto dos povos da floresta com músicas indígenas de várias partes do Brasil. Sempre dirigido e produzido por Magda Pucci, o Mawaca vem desenvolvendo uma carreira sólida, sem apoio de grandes gravadoras mas conta sempre com teatros lotados e uma audiência fiel. O som do grupo surpreende a todos, sejam brasileiros ou estrangeiros, pois nunca um grupo formado apenas por brasileiros, conseguiu esbanjar tamanha flexibilidade e facilidade de se enveredar pela música dos quatro cantos do mundo.


Videos