RICARDO MARTINS


" Ricardo J. Martins já pertence, de pleno direito, à actual e talentosíssima geração de jovens guitarristas portugueses. Atesta-o claramente o seu primeiro CD em que nos interpreta temas de grandes mestres da guitarra portuguesa, como Raul Nery ou Fontes Rocha, com grande sensibilidade e virtuosismo.
Na qualidade de acompanhante de fadistas, solista de guitarra e tocador de outras músicas, Ricardo Martins tem vindo a afirmar-se com brilho na cena musical genuinamente portuguesa.
Um caso muito sério a prometer voos mais altos."

Afonso Dias




Ricardo J. Martins é um multi-instrumentista nascido a 3 de Fevereiro de 1984. Começou a tocar viola com 14 anos de forma autodidacta. Passados dois anos começou também a estudar guitarra eléctrica e mais tarde baixo.

Relativamente à guitarra portuguesa foi o som do instrumento e a beleza das músicas de Carlos Paredes que lhe fez nascer a curiosidade de iniciar a sua difícil aprendizagem.

Vence em 2008 o Prémio Juventude na categoria de Música pela Câmara Municipal de S. Brás de Alportel.

Apresentou em Londres e mais tarde em Lisboa a peça de teatro "Fado, Fátima, Football" com encenação de Marianne Lorentzen e com as actrizes Sofia Marques e Sara Cipriano (Bacalao Performance Company).

Participou diversas vezes em programas de Tv como o Concurso da RTP Grande Prémio do Fado.

Colaborou em algumas peças do Grupo de Teatro Lethes

Já tocou nos mais variados países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Sérvia, Holanda.

Ao longo da sua experiência musical, partilhou palco com grandes nomes do teatro, literatura como: Ângela Pinto, Maria do Céu Guerra, José Fanha, Irene Flunser Pimentel (Prémio Pessoa 2007), e do Fado como Marco Rodrigues, Pedro Moutinho, Filipa Cardoso, Isabel de Noronha.