REFERÊNCIAS

Zeca Medeiros apresenta novo disco em Lisboa

Data: 11 de Fevereiro de 2011
Hora: 22h00h
Local: Teatro CineArte "A Barraca"
 

No próximo dia 11 de Fevereiro, pelas 22h00, Zeca Medeiros apresentará o novo disco, «Fados, Fantasmas e Folias» no Teatro CineArte "A Barraca", em Lisboa. No dia anterior, 10 de Fevereiro, o artista açoriano será o convidado especial do programa "Viva A Música", da Antena 1.



Fados, Fantasmas e Folias
assinala o regresso do multifacetado artista açoriano, José Medeiros. Autor de todas as músicas, letras e ilustrações deste “livro-disco”, o músico funde e confunde o valor da palavra com a tradição e cultura açoriana, acrescentando-lhe com uma mestria incontornável o tom grave e rouco da sua voz, ora embalador, ora poderosamente desconcertante. Fazem parte do sucessor de «Torna-Viagem» (vencedor do prémio José Afonso), temas como «Camarim – Canção da Timidez», «Piano Abandonado», «O Beijo da Medusa», «Tango da Mulher Camaleão», «A Ilha de Arlequim» ou «Balada da Ilha do Tesouro», reunidos em dois discos. Zeca Medeiros é um artista completo, um embaixador das terras açorianas e a sua música é carismática, repleta de sentimentos precisos, onde impera a melancolia, numa verdadeira festa de emoções. O artista destaca-se pela interpretação intensa dos seus temas, pela sua entrega à arte e vai para além da dictomia da tristeza e da alegria, dos fados e das folias, fala do fantasma da guerra e dos fantasmas do quotidiano, da autenticidade de um artista que já nos habituou a um registo muito próprio, do carisma que caracteriza a sua forma de estar na vida, dos horizontes vastos da cultura tradicional e contemporânea, sem esquecer o drama, presente nos cenários teatrais que cria e recria na sua obra. Mais do que música, José Medeiros faz das palavras verdadeiras armas de pensamento, que fluem nos soberbos arranjos de Paulo Borges, Gil Alves, Carlos Guerreiro («Gaiteiros de Lisboa»), do jovem pianista Jorge Silva e de Manuel Rocha («Brigada Victor Jara»), entre outros. Destaque para a participação de João Afonso no tema «O Movimento da Sombra Chinesa», de Uxia em «Santiago Campo d’Estrelas», de Mariana Abrunheiro em «Sempre Há-de Ficar Uma Semente», do grupo «Moçoilas» em «O Romance do Soldado», de Filipa Pais em «Canção de Embalar (O Feitiço do Vento)» e de Rui Veloso em «Fado Insulano». Do disco fazem ainda parte «A Ilha de Arlequim» e «Balada da Praia do Norte», escritos para o tele-filme «A Ilha de Arlequim».

Uma viagem a não perder.

 

Pontos de venda de FFF: em Ponta Delgada (Loja dos Açores, no Aeroporto; Loja Açores, nas Portas do Mar; Livraria Solmar e Discoteca Flash no Solmar Center Avenida e nas Lojas Conforto). Em Serpa na VOL, em Sintra na Loja do Arco, em Águeda na D'Orfeu, em Tondela na Acert, em Faro na Pateo das Letras, em Lisboa na Loj...a Açores, em Castelo Branco no "Quiosque Vidal" e em Évora na "Livraria Nazareth".