REFERÊNCIAS

Eneida Marta comemora dez anos de carreira

Data: 01 de Março de 2011
Hora: 00:00h
 

Como forma de assinalar uma década de carreira repleta de sucessos, a cantora guineense Eneida Marta abraça agora um novo desafio: o lançamento do disco “Eneida Marta com Angola Na Voz”, um álbum composto unicamente por músicas angolanas que petende ser numa homenagem aos clássicos dos anos setenta daquele país e que muito marcaram a formação musical da cantora.

Na década de 70, músicos como Bonga, Tetalando, «Os Kiezos», «Jovens do Prenda» e muitos outros, eram banda sonora constante das festas em Bissau. Esse importante espólio musical permanece vivo na memória de Eneida Marta e, nesta fase da sua carreira, depois de três discos gravados e uma crescente e consolidada internacionalização, a cantora guineense decide revisitar as suas memórias de infância, surpreendendo tudo e todos e provando que é, sobretudo, uma cantora do mundo.

Sem nunca esquecer a sua Guiné, Eneida Marta lança-se nesta viagem pelo universo dos clássicos angolanos juntamente com os seus músicos e amigos, sendo que todos eles já tiveram a oportunidade de trabalhar com vários músicos deste país. Este projecto, que Eneida Marta encarou como um verdadeiro desafio, nasceu da vontade de Juca Delgado proporcionar a cantora, “uma viagem pelo mundo que fala português”.

E para que a sonoridade angolana resultasse em pleno, Eneida Marta convidou vários músicos angolanos, de que são exemplo o grande Bonga, numa partipação especial na harmónica,Betinho Feijó, Lito Graça, Galiano Neto ou Chalana, entre outros.  N'Birin N'Birin, Kamaka, Manazinha, Princesa Rita, Kalumba e um mix de homenagem a Tetalando e ao Bonga são  alguns dos temas que fazem parte deste trabalho.

«Eneida Marta com Angola na Voz» é mais que um simples disco: é uma viagem pelos clássicos angolanos, uma verdadeira festa de emoções e ritmos quentes, que comprovam o valor e reforçam a multiculturidade de Eneida Marta, consolidando o seu papel determinante na “world music” da actualidade.