REFERÊNCIAS

Mercedes Peón

Data: 08 de Outubro de 2011
Hora: 21:30h
Local: Fórum Cultural de Alcochete
 

A cantora, compositora e multi-instrumentalista Mercedes Peón actua no próximo dia 8 de Outubro no Fórum Cultural de Alcochete, no âmbito do 8.º Festival de Expressões Ibéricas.

Sozinha em palco com uma engrenagem musical que opera sem ajuda, Mercedes Peón parece uma cientista absorvida no seu laboratório de reinvenção da música galega. Mas não se confunda concentração com ilusão de auto-suficiência: Mercedes é aberta como poucas artistas, acolhendo em si o toque da tradição do seu lugar e das suas viagens pelo mundo e pela tecnologia. Considerada uma das mulheres mais carismáticas da world music, despertou para a música galega quando, aos 13 anos, ouviu cantar as mulheres da Costa da Morte. O tocar da pandeireta e o cantar da ribeirana impulsionaram-na a recolher as músicas, danças, histórias e vivências dos seus conterrâneos.

O Festival de Expressões Ibéricas de Alcochete é uma manifestação cultural de tendências e artistas no campo das expressões ibéricas com maior ligação às raízes, tradições e transformações na música, teatro, dança, literatura e artes plásticas nos países e nas regiões da Península Ibérica e da Comunidade Ibero-Americana.

É reconhecido como um dos principais nas áreas do folk/world music no espaço ibérico, integrando a Associação de Festivais de Folk e Música Tradicional de Espanha, França e Portugal (EFEDEFOLK), da qual fazem parte cerca de três dezenas de festivais destes países.