REFERÊNCIAS

Recital de Acordeão por Gonçalo Pescada

Data: 25 de Novembro de 2011
Hora: 21:30h
Local: Igreja de São Barnabé - Almodôvar
 

No âmbito do Festival de Música In Patrimonium que decorrerá em Almodôvar no próximo mês de Novembro,  terá lugar um Recital de Acordeão por Gonçalo Pescada. 

Gonçalo Pescada, acordeonista, iniciou os estudos musicais aos 8 anos no Algarve e, posteriormente, continuou a sua formação em Lisboa (Instituto Musical Vitorino Matono), Castelo Branco (Escola Superior de Artes Aplicadas) e França (Centre National et International de Musique et Accordéon). Entre outros, obteve o 1o Prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995) e o 1o Prémio no Concurso Internacional “Citá di Montese” (Itália, 2004).

Com o 1o Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (Portugal, 2006), Gonçalo Pescada viu a sua carreira tomar um rumo internacional, realizando recitais em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bulgária. Apresentou-se como solista com a Orquestra do Algarve, OrchestrUtopica, Esart Ensemble, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Académica Metropolitana, Estoril Ensemble e Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção dos grandes maestros Cesário Costa, Osvaldo Ferreira, Michael Zilm, Nikolay Lalov, Susana Pescetti e Jean Marc Burfin, entre outros.
Foi convidado a participar em Festivais de enorme prestígio como o 33o Festival de Música do Estoril, Dias da Música em Belém 2008, 30o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e 39o Sofia Music Weeks International Festival (Bulgária), apresentando-se em salas incontornáveis como o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Bulgária Hall e Queen Elizabeth Hall.
O seu vasto programa com orquestra compreende obras de referência, tais como Las Cuatro Estaciones Porteñas e Concierto Aconcágua de Astor Piazzolla, Rossiniana de Vladimir Zubitsky, Sieben Worte de Sofia Gubaidulina, Spring Concert de Yakov Lapinsky e Concerto para Acordeão e Orquestra do compositor português Cristóvão Silva. Em Portugal, todas estas obras foram apresentadas em 1a audição.
Tem gravado para rádios e televisões, destacando-se a RDP Antena 2, a RTP e a Rádio e Televisão Nacional Búlgara.