JOÃO FRADE

Portugal | Jazz

João Frade nasceu em abril de 1983 em Albufeira.

Desde tenra idade que demonstrou uma enorme aptidão e sensibilidade musical levando a que tivesse ingressado na escola ETAC a cargo do professor Hermenegildo Guerreiro. Durante esse período foi galardoado com inúmeros prémios a nível nacional e internacional.

No ano de 2002 muda-se para França onde vence os mais importantes prémios a nível mundial como a Coupe Mondiale, Trophé Mondiale e o prémio internacional de Castelfidardo.

Após este período torna-se um dos músicos mais requisitados da cena musical portuguesa e não só, acompanhado artistas como Mariza, Maria João Mário Laginha, Pedro Jóia, Jorge Pardo, Carles Benavent, Alain Peréz, Mayra Andrade, Lura, Adiafa, Luis Represas, Munir Hossn, Ney Matogrosso, Roberto Mendes, Dino d ́ Santiago, Flora Purim e Airto Moreira, Eduardo Paim, Johan Zachrisson, Carminho, Maui Ramirez, Sandra Carrasco, Nuno Guerreiro, Susana Travassos, Diego Guerrero, Marenostrum, Anne Carrére, Manuel de Oliveira, Oquestrada entre muitos outros...

Em 2013 grava e Lança o seu primeiro disco “Piriquitos e Botonetes”  em duo com o prestigiado multi-instrumentista Munir Hossn.
Em 2018 lançou o seu disco homónimo em colaboração com os artistas Michael Olivera e Munir Hossn, produzido por este ultimo, em 2019 o disco a solo “Solilóquio” e “Morphonis”, álbum em dueto com o trompetista Hugo Alves, em 2021, o álbum “Lugares”, dueto com o Violinista João Silva, em 2022 “Moda Vestra”, em parceria com Rafael Correia a.k.a Sickonce, o álbum “Rewind”, criado e produzido em parceria com Tuur Mons em 2023 lançou o álbum “Rascunhos” em parceria com o guitarrista de jazz Bruno Santos.

Em Março de 2025 João Frade lança o seu novo álbum “Terra Ruiva”, em trio com Michael Olivera e Yarel Hernandez, conta ainda com participações especiais de Edu Mundo, Miron Raflajlovic e Adriano DD.

João Frade tem se revelado um dos músicos mais ecléticos e autênticos da cena musical Portuguesa contemporânea, demonstrando uma enorme inquietação criativa e sempre na busca de novos horizontes.

João Frade Trio

Nas suas actuações ao vivo, lidera um trio de jazz com Michael Olivera e Yarel Hernández, que proporcionam uma secção rítmica que realça a fluidez e versatilidade das suas composições. A sua música mistura frequentemente melodias simples com harmonias sofisticadas e padrões rítmicos intrincados e invulgares.

A abordagem de Frade ao acordeão é simultaneamente fresca e inovadora, tornando cada espetáculo uma experiência única e imprevisível. A sinergia e a energia entre o trio, liderado por Frade e impulsionado pela secção rítmica cubana sediada em Madrid, são as caraterísticas que definem este conjunto. Olivera e Hernández mantêm um diálogo musical constante com Frade, criando uma interação dinâmica que equilibra experimentação e coesão. 

Solo. Interior - Reflexão

No seu projeto a solo, João apresenta as suas próprias composições e obras de outros compositores. Deixa fluir a sua música portuguesa criativa e dá espaço à improvisação. A reinvenção é uma constante neste formato, que transita com fluidez entre o acústico e o eletrónico. 

João Frade e João Silva

Este duo português colabora para explorar intersecções criativas entre o acordeão e o violino, misturando jazz, improvisação, música clássica, tradições portuguesas e música do mundo. O seu álbum mostra o virtuosismo técnico e a profunda ligação entre os dois músicos, reconhecidos internacionalmente. O projeto privilegia a versatilidade harmónica e melódica, com os dois instrumentos a alternarem papéis e a utilizarem técnicas de contraponto. Para além disso, as técnicas de violino de Silva, incluindo o arco, o pizzicato e a dedilhação, trazem uma dimensão nova e expressiva à música. O resultado é uma fusão rica e dinâmica de sons instrumentais.

VÍDEOS

GALERIA

REWIND

LUGARES

MORPHOSIS

DISCOGRAFIA

SOLILÓQUIO

JOÃO FRADE

PIRIQUITOS E BOTONETES

OUVIR

Anterior
Anterior

Remna

Próximo
Próximo

Moçoilas