Ghetto Kumbé

Os Ghetto Kumbé surgem do encontro, em Bogotá, de três grandes músicos colombianos da costa do Caribe. O resultado? Uma combinação única entre vozes e percussões que convidam o público do mundo inteiro a juntar-se à sua rumba digital.

O seu ritmo transcendente é feito com base em poderosas batidas tradicionais do Caribe e ritmos afro-colombianos inspirados na África profunda.

Mas mais do que isso, os Ghetto Kumbé simbolizam uma gigantesca festa global no mundo onde todos vivemos e que devemos proteger.

Na música dos Ghetto Kumbé, há também uma severa crítica ao governo colombiano e à alienação das terras dos índios nativos a favor das indústrias estrangeiras, como se pode ouvir na música ‘Waré Warrior’.

As suas influências assentam nos ritmos tradicionais da África Ocidental, como o Lambam, o Soli, a Sofa, o Kassa, o Makru, entre outros, e ritmos afro-colombianos como a Cumbia, o Bullerengues, o Son Palenque, o Chande ou a Chalupa. Estas sonoridades são produzidas pela mestria Techno House de Edgardo Garcia, também conhecido como El Guajiro.

No final de 2015, os Ghetto Kumbé lançaram o seu primeiro EP ‘Kumbé’ e, em 2016, foram considerados Artistas do Ano.

O último EP ‘Soy Selva’, produzido pelo produtor britânico e DJ Oliver Williams AKA THE BUSY TWIST, foi lançado pela Galletas Calientes Records, em outubro de 2017.

Em 2021, apresentaram-se em showcase no coliseu do Porto durante a WOMEX (Feira Internacional de Música do Mundo) e não deixaram ninguém indiferente aos seus ritmos contagiantes que desassossegam o corpo.

Discografia

Anterior
Anterior

BandAdriatica

Próximo
Próximo

Majaz