João Frade

João Frade começa a desenhar uma forma muito própria de estar na música portuguesa, que designa de ‘Música Portuguesa Criativa’ e consiste numa fusão de ritmos tradicionais das regiões mais a sul do país e não só, com melodias e ritmos do mediterrâneo e com o jazz norte-americano.

Paralelamente, tem participado ativamente nos projetos Moda Vestra, Triktopus, Made in Nordeste, Pedro Jóia Trio, Manuel de Oliveira “Entre” e “Ibéria”, “Deux Accordéons une Voix”, Marenostrum, e como músico residente na banda da artista Mariza.

O seu disco Homónimo (2019), em colaboração com os artistas Michael Olivera e Munir Hossn, reafirma e reforça, com vincada maturidade, tendências estéticas já enraizadas na identidade e percurso do inspirador músico algarvio e, por outro lado, pisca o olho a alguns novos caminhos sonoros no sentido da adoção de uma linguagem ainda mais eclética e cosmopolita.

Se a matriz etno jazz é incontornável neste álbum, a aproximação a um universo mais pop e a registos e esquemas minimalistas e repetitivos está igualmente presente nesta viagem explorativa por diversos imaginários e cores musicais em busca como que de uma “pureza melódica”.

João Frade tem se revelado um dos músicos mais ecléticos e criativos da cena musical portuguesa, demonstrando uma enorme inquietação criativa e sempre em busca de novos horizontes.

Discografia

Anterior
Anterior

Eneida Marta

Próximo
Próximo

Remna